top of page

OS MEIOS DIGITAIS NA SOCIEDADE

  • fabriciobergamasco
  • 28 de mar. de 2015
  • 2 min de leitura

Capa Resenha.jpg

LIVRO: A Sociedade em Rede


AUTOR: Manuel Castells


RESENHA DO CAPÍTULO V: A cultura da virtualidade real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência de massa e o surgimento de redes interativas.

O autor analisa a influência dos meios digitais na sociedade e as mudanças na cultura causadas pela integração dos meios de comunicação escrito, oral e audiovisual. Em um primeiro momento, o autor mostra o sucesso alcançado pela televisão devido à “lei do mínimo esforço”, onde as pessoas diante da TV não precisam pensar parra assimilar seu conteúdo.


Ele mostra também o poder das mensagens transmitidas na televisão, onde elas podem ser modificadas e transformadas, causando grande impacto social, que podemos associar a alienação causada por essa mídia. Ao decorrer do tempo, a mídia torna-se seletiva, a concorrência faz com que a televisão se tornasse mais comercializada.


O autor também compara o surgimento da Internet com a Minitel, sistema simples de comunicação desenvolvido pelo governo francês. Este fez sucesso por sua objetividade e também por ser acessível e confiável aos cidadãos. Com a evolução dos meios de comunicação, o Minitel começou cair em desuso devido suas limitações.


A Internet ganha espaço e seus usuários, segundo pesquisas nos Estados Unidos, são pessoas bem instruídas e de maior poder aquisitivo, frequentemente nas áreas metropolitanas e mais sofisticadas. Porém a expansão da Internet acontece rapidamente não só na elite, mas em todas as classes sociais. Sendo utilizada para atividades relacionadas ao trabalho, questões pessoais como consultas a banco, televendas, etc.


O autor analisa também o impacto causado na cultura da sociedade com o fato da diminuição das relações interpessoais e aumento das atividades anônimas. Ao mesmo tempo em que essa mídia possui a capacidade de inclusão e abrangência de todas as expressões culturais.


O novo sistema de comunicação transforma radicalmente o espaço e o tempo, as dimensões fundamentais da vida humana. A cultura da realidade virtual se faz cada vez mais presentes em nossas vidas.


 
 
 

Comentários


Fabrício Bergamasco. Arquitetura e Urbanismo - UFMS. 2015

bottom of page